Como carregar a bateria de fosfato de ferro-lítio corretamente?

Número Browse:1     Autor:editor do site     Publicar Time: 2020-10-28      Origem:alimentado

O nome completo da bateria de fosfato de ferro de lítio é bateria de íon de lítio de fosfato de ferro de lítio. Como seu desempenho é particularmente adequado para aplicações de energia, a palavra \"energia \" é adicionada ao nome, ou seja, bateria de energia de fosfato de ferro-lítio. Algumas pessoas a chamam de \"bateria elétrica de ferro-lítio \", e você conhece as técnicas de carregamento do fosfato de ferro-lítio? A seguir, você conhecerá as habilidades de carregamento das baterias de fosfato de ferro-lítio.

Recomenda-se usar o método de carregamento CCCV para carregar a bateria de fosfato de ferro-lítio, ou seja, primeiro a corrente constante e depois a tensão constante. A corrente constante recomendada é 0,3C. Recomenda-se que a tensão constante seja 3,65V. Ou seja, carga de corrente de 0,3C durante a corrente constante. Quando a tensão da bateria atingir 3,65 V, use a carga de tensão constante de 3,65 V e pare de carregar quando a corrente de carga for menor que 0,1 C (ou 0,05 C), ou seja, a bateria Já está cheia. Quando você carrega com uma fonte de alimentação de tensão constante, também precisa observar a corrente de carga. Recomenda-se não carregar com uma tensão muito alta. Após ajustar a tensão, certifique-se de que a corrente de carga esteja abaixo de 0,5C, o que é bom para a bateria.

Geralmente, a tensão limite superior da carga da bateria de fosfato de ferro-lítio é 3,7 ~ 4V, e a tensão limite inferior de descarga é 2 ~ 2,5V. Considerando os cinco aspectos de capacidade de descarga, tensão média de descarga, tempo de carga, porcentagem de capacidade de corrente constante e segurança, corrente constante e tensão constante são adotadas. Para o pacote de bateria de fosfato de ferro-lítio, é razoável definir a tensão limite de carga em 3,55 ~ 3,70 V, o valor recomendado é 3,60 ~ 3,65 V e o limite inferior de tensão de descarga é 2,2 V ~ 2,5 V.

O carregador da bateria de fosfato de ferro-lítio é diferente da bateria de lítio comum. A tensão de carregamento de terminação mais alta para baterias de lítio é de 4,2 V; a bateria de fosfato de ferro-lítio tem 3,65V. Ao carregar a bateria de fosfato de ferro-lítio, ela é conectada à placa de carregamento da balança. Geralmente, é cobrado diretamente em série de ambas as extremidades. A tensão do carregador é maior do que a tensão da bateria. A detecção do cabo da tensão de cada célula é equivalente a conectar um tubo zener em paralelo. A voltagem de carga de uma única célula não excederá o valor de estabilização de voltagem, enquanto outras células individuais continuam a ser carregadas através do desvio do tubo zener.

Como a energia de cada célula está quase cheia neste momento, ele está apenas equilibrando cada célula, então a corrente de carga é pequena e cada célula está totalmente carregada para complementar o equilíbrio. O carregador pode proteger apenas a tensão terminal de toda a bateria. A placa de carga balanceada garante que cada célula seja sobrecarregada e cada célula totalmente carregada. Ele não consegue parar de carregar toda a bateria de lítio porque uma célula está totalmente carregada.

Método de carregamento da bateria de fosfato de ferro-lítio:

(1) Método de carga de tensão constante: Durante o processo de carga, a tensão de saída da fonte de alimentação de carga permanece constante. Com a mudança do estado de carga da bateria de fosfato de ferro-lítio, a corrente de carga é ajustada automaticamente. Se o valor de tensão constante prescrito for apropriado, ele pode não apenas garantir a carga total da bateria, mas também minimizar a evolução de gás e perda de água. Este método de carregamento considera apenas a mudança no estado único da voltagem da bateria e não pode refletir efetivamente o status geral de carregamento da bateria. Sua corrente de carga inicial é muito grande, geralmente causando danos à bateria de alimentação. Em vista dessa deficiência, o carregamento de tensão constante raramente é usado.

(2) Método de carregamento de corrente constante: Durante todo o processo de carregamento, a corrente de carregamento é mantida constante ajustando a tensão de saída. Mantenha a corrente de carga constante, a taxa de carga é relativamente baixa. O método de controle de carga de corrente constante é simples, mas como a capacidade de corrente aceitável do pacote de bateria de lítio diminui gradualmente com o progresso do processo de carregamento, no estágio posterior do carregamento, a capacidade de recebimento da bateria de energia diminui e a utilização da corrente de carga a taxa é bastante reduzida. As vantagens deste método são simples, convenientes, fáceis de implementar e fáceis de calcular a potência de carga.

(3) Método de carregamento de corrente constante e tensão constante: Este método de carregamento é uma combinação simples dos dois anteriores. No primeiro estágio, o método de carregamento de corrente constante é usado para evitar corrente de carregamento excessiva no início do carregamento de tensão constante. O segundo estágio usa um método de carregamento de tensão constante para evitar o fenômeno de sobrecarga durante o carregamento de corrente constante. As baterias de fosfato de ferro-lítio são iguais a quaisquer outras baterias recarregáveis ​​seladas. O carregamento deve ser controlado e sobrecarregado, caso contrário, a bateria será facilmente danificada. As baterias de fosfato de ferro-lítio geralmente adotam um método de carregamento de corrente constante primeiro e, em seguida, limitação de tensão.

(4) Método de carga da onda de corte: Use o método de corte para carregar. Neste método, a corrente da fonte de corrente constante é inalterada e o tubo da chave é controlado para ligar por um período de tempo e depois desligar por um período de tempo, ciclicamente. A vantagem desse método é que quando a bateria é carregada por meio de um circuito externo, a geração de íons dentro da bateria requer um certo tempo de resposta. Se estiver continuamente carregado, seu potencial de capacidade pode ser reduzido. Depois de carregar por um período de tempo, adicionar um tempo de desligamento pode permitir que os íons produzidos nos dois pólos da bateria tenham um processo de difusão, dando à bateria um tempo de \"digestão \", o que aumentará muito a taxa de utilização da bateria e melhorar o efeito de carregamento.


Sobre nós
JBBATTERY tem mais de 10 anos de experiência em projeto e fabricação de bateria de lítio, também se tornou um dos melhores fabricantes de bateria de íon de lítio na China. Também projetamos e desenvolvemos protocolo de comunicação BMS como 232.485 e CAN BUS ect. Todas as nossas baterias de lítio estão equipadas com a função Deep Sleep agora.
Contate-Nos
Zona 6, Parque Industrial de Songshan, Zona de Desenvolvimento Zhongkai, Cidade de Huizhou, Guangdong, China
0086-13620492756
+ 86-13620492756
Direitos autorais © 2020 Huizhou JB Battery Technology Limited. Todos os direitos reservados.Bateria JB China